Notícias Contábeis


Mercado financeiro reduz previsão para IPCA e espera alta do PIB ainda em 2022

28/09/2022

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O mercado revisou novamente as expectativas para o cenário econômico do país, segundo o Boletim Focus desta segunda-feira (26). Pela 13ª semana consecutiva, o documento divulgado pelo Banco Central (BC) prevê redução da inflação de 2022, para 5,88%, ante projeção de 6% da semana anterior.

Enquanto prevê alívio maior nos preços, o mercado financeiro projeta um crescimento da economia de 2,67%. Na semana anterior, a expectativa do PIB brasileiro para este ano era de 2,65%. Já para o ano que vem, as previsões para o PIB se mantiveram em 0,5%.

Ainda segundo o documento, a taxa de câmbio deve se manter na casa dos R$ 5,20 neste ano e em 2023. Para 2024, o mercado prevê número menor, de R$ 5,10.

Outro indicador que deve seguir em estabilidade é a taxa básica de juros da economia, a Selic, que deve seguir em 13,75% em 2022, segundo as apostas do mercado. Na semana passada, o Banco Central manteve a taxa nesse patamar, indicando fim do ciclo de aperto monetário. 

Deflação para próximos meses
O boletim Focus prevê também uma aceleração na deflação de setembro deste ano. Segundo as projeções, o IPCA, que mede a inflação no país, deve ser de -0,15 no mês. Na semana anterior, a expectativa era de -0,11. Ou seja, esperam uma queda de preço mais acentuada do que projetado na semana anterior.

Para o mês de outubro, o mercado também espera uma deflação de -0,37, mas isso significa um movimento de desaceleração na queda dos preços. Isso porque na última divulgação do boletim, a expectativa era que o IPCA caísse -0,41.


Fonte: Contábeis

Nossos Clientes

Faça parte do nosso time!